Um dos maiores desafios que percebo
atualmente sobre o comportamento dos lideres é criar uma cultura que seja
centrada em valores, tais como equilíbrio emocional, coerência, integridade e
transparência, e que também seja voltada para a alta performance.
Infelizmente, muitos líderes
acreditam que precisam fazer concessões, favorecendo um em detrimento do outro.
Não concordo com isso. E aí é que entra o papel da verdadeira liderança,
alinhar valores e alto desempenho.
Pesquiso e ministro cursos, workshops
e palestras sobre o tema liderança há mais de 20 anos e ao longo da minha
carreira como palestrante, desenvolvi algumas estratégias que podem contribuir
para o exercício de uma verdadeira liderança, que neste artigo, compartilho
algumas com os queridos leitores do jornal a Tribuna, que sempre prestigiam e
fazem excelentes comentários sobre os meus artigos.
No
momento atual é quase impossível que um estilo de liderança meramente
autoritário seja bem-sucedido durante muito tempo. As pessoas simplesmente não
permitem e nem toleram mais isso! A imagem do líder como um domador de leões,
com uma cadeira e um chicote na mão, não funciona mais.
A primeira estratégia é que os
líderes devem sempre enxergar e escutar mais as pessoas. Há algum tempo,
escutei de um pseudolíder (falso líder) que ele não tinha tempo para escutar as
pessoas. Disse para ele
então arrumar um tempo muito maior. Ele me perguntou - para que arrumar mais
tempo? Eu disse - para apagar os “incêndios” que aquelas pessoas que ele naõ
estava escutando iriam provocar. Os
líderes devem prestar mais atenção às pessoas e procurar estudar mais sobre o
comportamento humano, pois verdadeiros líderes são
"especialistas" em gente.
A segunda estratégia é que os líderes
devem sempre influenciar e inspirar, ou seja, os verdadeiros líderes talvez não
sejam tecnicamente os mais habilidosos ou talentosos, mas devem aprender a
valorizar, reconhecer e inspirar aqueles que são fazendo com que as pessoas
desenvolvam-se diariamente. Liderar não é saber mais do que os liderados, mas
sim ser capaz de fazer com que cada um consiga fazer sempre o melhor.
O líder deve também ter consciência
de que não existe ninguém mais importante do que o outro. Entender também que
algumas das maiores necessidades humanas são: sentir-se importante, ser
reconhecido e valorizado.
Outra estratégia fundamental para
liderar em momentos difíceis é aprender a utilizar muito bem a comunicação e o
feedback. As pessoas precisam saber o que esperamos delas. Mas como fazer isso
corretamente? Oferecendo feedback, ou melhor, dando retorno de suas
ações e comportamentos. O feedback é uma das técnicas mais
poderosas de comunicação e uma ferramenta de crescimento e desenvolvimento
humano. Através dele se estabelece um processo de compreensão e confiança em
uma relação, tornando o diálogo mais agradável e leve, eliminando assim,
algumas das principais causas de conflitos. Infelizmente, poucos são
habilidosos para dizer o que precisa ser dito sem magoar.
A verdadeira liderança acima de tudo
deve ser exercida diariamente em casa, com o exemplo que estamos dando
principalmente aos nossos filhos, pois, não existe outra maneira de liderar que
não seja pelo exemplo.
Os líderes devem ter consciência da
nova realidade e se adequar a ela, entendendo claramente que novos problemas e
oportunidades exigem novas maneiras de pensar e agir.
Anderson Rocha é palestrante nas áreas motivacional,
comunicação e liderança.