• Perfil


  • Eventos


  • Livros

  • Mídias


  • Clientes

  • Minha Conta


  • Contato



A importância da comunicação para a carreira

Publicado em 11/03/2010

 

Quem se comunica bem convence. E quem convence,

geralmente consegue o que quer.

 

  

Qual a importância da comunicação para a carreira?

Ela é decisiva. Uma das principais características exigidas dos profissionais atualmente é a capacidade de se comunicar bem. Praticamente em todos os momentos da nossa vida, tanto profissional quanto pessoal, somos exigidos a defender pontos de vistas, expor idéias, conduzir ou participar de reuniões, entrevistas e uma infinidade de outras atividades que nos exigem o ato de se comunicar bem. 

Essa habilidade é importante para todas as áreas profissionais?

 

Sim. Mas cada área tem sua própria linguagem e suas peculiaridades. Imagine um advogado dando uma palestra para um grupo de engenheiros e médicos, utilizando uma linguagem extremamente técnica. A chance desse profissional obter êxito em sua comunicação é praticamente nula.

 

Outra situação muito comum é que algumas pessoas por possuírem um bom conhecimento sobre um determinado assunto, acreditam que somente isso bastará para se comunicar bem. Sem dúvida alguma, o conhecimento é à base de uma boa comunicação, mas só ele não garante que se obtenha sucesso em suas explanações. É necessário que o conhecimento seja abordado de forma interessante, organizada e com entusiasmo.

 

E lembre-se: você só pode ser um bom comunicador naquilo que domina e/ou tem experiência. Mesmo assim é necessário um bom planejamento, distribuindo e organizando bem a sua fala

 

  

Para se comunicar bem é preciso estar atento a comunicação não verbal? Por quê?

 

Sim. O fascinante em relação à comunicação não verbal é que raramente temos consciência de nossa entonação de voz, postura, movimentos e gestos e que muitas vezes eles podem estar contando uma história enquanto as palavras estão contando outra. É importante salientar que em muitos casos, quando suas palavras não estiverem concordando com suas ações, seu ouvinte acreditará em suas ações.

 

 
Como a comunicação não verbal influencia  no processo como um todo?

 

Varias pesquisas apuraram que em toda comunicação interpessoal cerca de 7% da mensagem é verbal (somente palavras), 38% é vocal (incluindo tom de voz, inflexão e outros sons) e 55 % equivalem à expressão facial e corporal, ou seja, 93% do processo de comunicação estão relacionados à comunicação não verbal.

 

Portanto, devemos aprender a prestar mais atenção aos nossos sinais não verbais e a interpretar corretamente ao dos outros, passando assim a ter mais controle sobre as situações.

  

 

O que um profissional perde não dando a devida importância a essa habilidade?

 

Quais os professores que mais nos impressionaram ao longo de nossa carreira? Aqueles que mais sabiam ou os que melhor transmitiam os seus saberes? Quais os candidatos mais apreciados em uma entrevista de emprego? Aqueles que se retraem mesmo conhecendo os assuntos perguntados ou aqueles que dominando as ferramentas da comunicação e transmitem naturalidade e segurança? Lembre-se das pessoas em sua volta que podem ser ditas “de sucesso”. O que elas têm em comum?  

 

Se observarmos essas pessoas, em sua maioria, uma característica possuem em comum, elas se comunicam muito bem.

 

 

Cite as 5 principais características que devem ser levadas em conta para uma boa comunicação.

 

Conhecimento do assunto, Empatia, Entusiasmo, Autocontrole e Autoconhecimento.

Além do domínio da comunicação não verbal.

 

 

Olhar nos olhos é importante?

 

Muito importante. Quando olhamos nos olhos das pessoas fazemos com que se sintam importantes e demonstramos respeito e atenção

 

Como utilizar adequadamente a voz?

 

A voz é um dos principais instrumentos na comunicação, devendo passar competência, segurança, autoridade, credibilidade, propriedade e poder de decisão.

Não existe nada pior do que uma voz monótona e sem entusiasmo. Aquela voz sem melodia, produzida do mesmo jeito, e que acaba por deixar os ouvintes totalmente desinteressados no assunto, sonolentos, comprometendo assim, o entendimento da mensagem.

 
Coloque ritmo a sua fala. Alterne a velocidade e o volume, utilize bem as pausas, as inflexões e as entonações para que o ouvinte tenha uma interpretação do sentimento transmitido pelas palavras.

 

 

Quais os erros mais comuns em relação à gesticulação?

 

Os dois erros mais comuns em relação à gesticulação são a falta de gestos, pois sem ele fica mais difícil a comunicação da mensagem, e o excesso de gesticulação, pelo fato de chamar a atenção de maneira demasiada e, como conseqüência, tirar a concentração dos ouvintes. Deixe que suas mãos acompanhem naturalmente a sua fala. Esses movimentos vão ilustrar um pensamento e reforçar suas idéias.

 

Quem é tímido pode se comunicar bem?

 

Pode e deve se comunicar bem. O conhecimento de técnicas de comunicação e oratória auxilia o tímido a se expressar com mais clareza, segurança e convicção.

 

 

             Toda vez que você fala para uma pessoa, um   

             público ou um cliente, estará sendo construída

                                 uma imagem de você.

 

 


Compartilhe:

 




Visitas: 11048

Entre em Contato

Onde estamos

Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Leia nossa Política de privacidade.