• Perfil


  • Eventos


  • Livros

  • Mídias


  • Clientes

  • Minha Conta


  • Contato



Você tem medo de falar em público?

Publicado em 06/08/2020

Uma das principais características exigidas das pessoas atualmente e a capacidade de se comunicar bem e quantas oportunidades você já perdeu por medo de falar em público?



Praticamente em todos os momentos da nossa vida, tanto profissional quanto pessoal, somos exigidos a defender pontos de vistas, expor ideias, conduzir ou participar de reuniões, entrevistas e uma infinidade de outras atividades que nos exigem o ato de falar bem em público.



É importante salientar que o medo de falar em público é algo muito mais comum do que se imagina. Grandes atores, oradores e até palestrantes sentem medo, inclusive quando são entrevistados e falam sobre esse assunto, dizem que o medo faz parte, mas acima de tudo estão sempre muito bem preparados. Por isso, esteja sempre muito bem preparado, pois, falar bem em público é uma habilidade e como tal ela pode e deve ser aprendida, desenvolvida e explorada durante toda a vida.



O Interessante é que muitas pessoas querem eliminar definitivamente o medo ao falar em público e o medo, em muitas vezes, pode ser um grande aliado. Mas como? Fazendo com que você pesquise mais sobre o assunto que será abordado, se aprofundando mais e acima de tudo que possa treinar e se preparar bem para que todas as vezes que tiver uma oportunidade para fazer uma apresentação em público, faça muito bem feito.



Falar bem, acima de tudo é ser entendido pelo outro. E para isso, torna-se necessário ser claro, simples e adequar sempre a linguagem ao tipo de público que nos estará ouvindo.



Outro aspecto fundamental é que todos podem falar bem em público, mas para isso, é muito importante que você respeite o seu perfil e estilo, que é único e intransferível.



Geralmente o momento mais assustador e difícil quando se está fazendo alguma apresentação em público é logo no início da fala. Então, já no início da sua fala prepare as primeiras palavras que serão ditas, falando algo de impacto já no início. Isso faz com que você se sinta seguro e já no primeiro momento passe credibilidade para as pessoas. Você pode iniciar a sua fala mostrando também uma informação interessante sobre o assunto ou apresentando algumas vantagens e benefícios daquele assunto para as pessoas. Essas são algumas maneiras interessantes de se iniciar uma apresentação em público, além é claro de nunca se esquecer da sua apresentação pessoal.



E lembre-se: você só pode falar bem de um assunto que domina e/ou tem experiência. Mesmo assim é necessário um bom planejamento, distribuindo e organizando bem a sua fala.



Muitas pessoas também acreditam que só o conhecimento basta, para que se obtenha êxito numa apresentação em público. O conhecimento sem dúvida é à base de uma boa comunicação em público, mas só ele não garante que se obtenha sucesso. O correto é que se transmita esse conhecimento de forma clara e objetiva, sendo imprescindível adequar a nossa linguagem ao tipo de público que nos estará ouvindo, utilizando todo potencial que possuímos e muitas vezes desconhecemos.



Por fim, ressalto que para falar bem em público e causar sempre uma boa impressão é preciso aperfeiçoar três elementos fundamentais, que são: conhecimento sobre o assunto, conhecimento de técnicas de oratória e muita prática.

 

 

Anderson Rocha é palestrante nas áreas motivacional, liderança, vendas, educacional e oratória.

 


Compartilhe:

 




Visitas: 52

Fonte: Anderson Rocha

Entre em Contato

Onde estamos